11 Livros para celebrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

No dia 17 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Há exatos 29 anos, em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral ...


No dia 17 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Há exatos 29 anos, em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”. A saída da homossexualidade do catálogo de doenças foi uma grande vitória da comunidade LGBT. Infelizmente, o Brasil ocupa um dos primeiros lugares no ranking de países com maior índice de violência homofóbica. Por esse e outros motivos que devemos lutar por acesso à educação de qualidade, pois informação liberta. Por isso que devemos lutar por políticas públicas de enfrentamento à violência e exigir a criminalização da homofobia. A Rede de Bibliotecas Comunitárias "Sou de Minas, Uai" vem, nesse dia, indicar 11 livros com temática LGBT. A literatura como arma contra processo de invisibilidade das minorias e como instrumento de humanização de todos, independente da orientação sexual. 

1 - Me Chame Pelo Seu Nome de André Aciman (Editora Intrínseca, 2018) 

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida. Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

2 - Will & Will: um nome, um destino de John Green e David Levithan (Galera Record, 2014)

Primeiro livro com personagens gays a figurar na lista do New York Times Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome e a dor do coração partido. Um Will é amigo do mais expansivo gay de sua escola. O outro precisa explicar à própria mãe sua orientação sexual. Até que Tiny, o melhor amigo gay do primeiro Will, acaba se tornando o possível amor do outro Will. Apesar das origens completamente diferentes, esses inesperados encontros fazem com que os meninos de mesmo nome estejam prestes a embarcar juntos em uma aventura de épicas proporções. Amor adolescente, intriga, raiva, sofrimento e amizade. Tudo isso temperado com doses maciças de comédia.



3 - Garoto encontra Garoto de David Levithan (Galera Record, 2015)

Do coautor de Will & Will - Um nome, um destino e Todo dia Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola e, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah.



4 -  Dois Garotos se Beijando de David Levithan (Galera Record, 2015)

Do mesmo autor do best-seller Will & Will e Todo dia Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso. Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.


5 - Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens de Becky Albertalli (Intrínseca, 2016)

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


6 - O Fim de Eddy de Édouard Louis (Tusquets Editores, 2018)

Uma infância no inferno: a angústia de um garoto obrigado a enfrentar a crueldade e o conservadorismo de uma comunidade no interior da França “Todas as manhãs, enquanto me arrumava no banheiro, eu repetia a mesma frase sem parar, tantas vezes que ela terminaria por perder o sentido, passaria a não ser mais do que uma sucessão de sílabas, de sons. Eu parava e retomava a frase: Hoje eu vou ser um durão. Eu me lembro porque eu repetia exatamente aquela frase, como se faz com uma oração, com aquelas exatas palavras – Hoje eu vou ser um durão (e eu choro enquanto escrevo estas linhas: choro porque eu acho essa frase ridícula e horripilante, essa frase que, durante anos, me acompanhou e que de certa forma ocupou, não creio que haja exagero em dizer isso, o centro da minha vida).” O fim de Eddy, romance autobiográfico de uma das mais proeminentes vozes da nova literatura francesa, desvela o conservadorismo e o preconceito da sociedade no interior da França. De forma cruel, seca e sufocante, a violência e a amargura de uma pequena cidade de operários se contrapõem à sensibilidade do despertar sexual de um garoto, estabelecendo um paralelo direto com as experiências do próprio autor.


7 - One Man Guy de Michael Barakiva (Leya, 2015)

Um romance sobre dois garotos, dois mundos e um encontro. Ethan é tudo o que Alek gostaria de ser: confiante, livre e irreverente. Apesar de estudarem na mesma escola, os dois garotos pertencem a mundos diferentes. Enquanto Ethan é descolado e tem vários amigos, Alek tem apenas uma, Becky, e convive intensamente com sua família e a comunidade armênia. Mesmo com tantas diferenças, os destinos de Ethan e Alek se cruzam ao precisarem frequentar um mesmo curso de férias. Quando Ethan convence Alek a matar aula e ir a um show de Rufus Wainwright no Central Park, em Nova York, Alek embarca em sua primeira aventura fora de sua existência no subúrbio de Nova Jersey e da proteção de sua família. E ele não consegue acreditar que um cara tão legal quer ser seu amigo. Ou, talvez, mais do que isso. One Man Guy é uma história romântica, comovente e engraçada sobre o que acontece quando as pessoas saem de suas zonas de conforto e ajudam o outro a ver o mundo (e a si mesmo) como nunca viram antes. “Só sei que gosto de estar aqui com você e não consigo me imaginar querendo mais ninguém. Isso basta para você?”


8 - Azul é a cor mais quente de Julie Maroh (Martins Fontes, 2013)
O livro conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. A novela gráfica foi lançada na França em 2010, já tem diversas versões, incluindo para o inglês, espanhol, alemão, italiano e holandês, e ganhou, em 2011, o Prêmio de Público do Festival Internacional de Angoulême. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, AZUL é a COR MAIS QUENTE surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.

9 - Flores Raras e Banalíssimas de Carmem Lúcia Oliveira (Editora Rocco, 2011)

Na década de oitenta, ao ler esta dedicatória em livro de Elizabeth Bishop para Lota de Macedo Soares, a escritora Carmen L. Oliveira ficou intrigada - ´...Lota?´, indagou-se. Em 1966, na pós-graduação nos Estados Unidos, conheceu a obra de Bishop, famosa poeta americana, e ficou surpresa ao saber que, naquela época, as duas moravam no Brasil. Mas quem era Lota? No início dos anos noventa Carmen descobriu que Maria Carlota Costallat de Macedo Soares foi uma esteta brasileira, que concebeu e construiu o Parque do Flamengo, enorme contribuição para a cidade do Rio de Janeiro. A publicação nos Estados Unidos do livro One art, que reúne a correspondência de Bishop, revelou a ligação amorosa das duas, que durou de 1951 a 1967. Nas biografias lançadas sobre a poeta, a esteta brasileira aparece como her lover, sempre em segundo plano. Simultaneamente, Carmen descobria em Lota um dos mais fascinantes, insólitos e raros personagens brasileiros deste século, que caiu em total anonimato. Neste livro, a autora conta a relação das duas e a criação do Parque do Flamengo. E ao contrário das biografias norte-americanas, que priorizam Bishop, o livro focaliza Lota e as figuras que junto com ela construíram a história recente do Rio de Janeiro e do Brasil. Segundo a autora, a relação das duas pode ser dividida em duas fases. Nos primeiros dez anos foram felizes e assumiram sua homossexualidade com surpreendente naturalidade para a época. A partir de 1961, a obsessão de Lota pela conclusão do Parque do Flamengo e a crescente instabilidade emocional de Bishop contribuíram para que enfrentassem uma forte crise até 1967. Muito além de um caso amoroso, o livro revela trechos inéditos da história do país: as discussões de Lota com o governador Carlos Lacerda, a briga com o arquiteto Sérgio Bernardes, a rivalidade com Burle Marx, a presença de Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Portinari, Carlos Scliar, Rachel de Queiroz e Carlos Drummond de Andrade. Mas sua principal contribuição é o resgate de Lota, consciência de vanguarda que combateu a fúria imobiliária e a intervenção nos monumentos naturais do Rio de Janeiro. Lota conseguiu pela primeira vez no país que um projeto urbanístico fosse tombado.


10 - Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor de Chico Felitti (Todavia Editora, 2019)
Uma das reportagens de maior repercussão nos últimos tempos, a história de Ricardo – apelidado ofensivamente de “Fofão da Augusta” – surge retrabalhada a partir de uma nova descoberta: a trajetória de Vânia, sua namorada.Em 2017, um leito do Hospital das Clínicas de São Paulo foi ocupado por um homem sem identidade. Há vinte anos, ele circulava pela região das ruas Augusta e Paulista, onde liderou uma trupe de palhaços, distribuiu panfletos e pediu esmolas. Sua aparência lhe rendeu a alcunha de Fofão da Augusta e o status de lenda urbana. Por trás do apelido ofensivo estava um cabelereiro disputado nos anos 1970 e 1980, que falava francês e inglês, era esquizofrênico, foi drag queen, artista de rua, teve dinheiro e frequentou o underground. Chico Felitti se empenhou em conhecer sua história e, depois de quatro meses de investigação, publicou uma reportagem que viralizou. Em poucos dias, mais de 1 milhão de pessoas souberam o nome por trás do rosto remodelado por um litro e meio de silicone e cirurgias plásticas: Ricardo Correa da Silva. Logo viriam outros personagens e relatos atravessados pela trajetória de Ricardo. Sobretudo Vânia Munhoz, brasileira radicada na França, que um dia se chamou Vagner e foi o amor de sua vida.


11 - Voragem de Junichiro Tanizaki (Companhia das Letras, 2001)

Nesta que é uma das obras-primas de Tanizaki, Sonoko Kakiuchi narra os acontecimentos que quase a levaram à morte (mas antes da última linha o leitor não saberá ao certo qual é a história que ela tem a contar). Mimada, voluntariosa e talvez ingênua, Sonoko se deslumbra com a beleza de Mitsuko, uma estudante de artes. Sem se importar com boatos e com as objeções de Koutaro Kakiuchi, seu marido, arranja situações propícias ao contato íntimo com a amiga. Usa o quarto do casal como ateliê e passa horas ali dentro, fechada com Mitsuko, a pretexto de pintar um retrato que nunca termina. Sonoko parece conseguir tudo o que quer. Mitsuko, porém, não demora em exibir atitudes sistematicamente fraudulentas. Acuada por um amante chantagista, suas mentiras se sucedem, aprisionando uma Sonoko cada vez mais apaixonada. Consolidada como crueldade, sua sedução avança sobre o próprio Koutaro, concedendo-lhe prazeres a que ele não queria resistir. Mitsuko, Koutaro e Sonoko corrompem e se deixam corromper. Obedientes à lógica implacável da perversão, tudo o que podem fazer é se entregar obsessivamente a seu abismo trágico. Como quem se regalou em ser escravizada, Sonoko dirá ao terminar o relato: "Quando penso em Mitsuko, não é ódio ou ressentimento o que sinto, mas saudade, tanta, tanta...".

Comentários

Nome

#EuAPoiooPMLLLB #soudeminasuai 02/2011 02/2012 02/2016 03/2011 03/2013 03/2016 04/2012 04/2015 05/2013 05/2014 05/2015 06/2013 06/2016 07/2015 07/2016 08/2016 09/2011 09/2012 09/2014 09/2016 10/2013 10/2016 11/2010 11/2012 11/2014 12/2011 12/2012 12/2013 14 de maio 1822 1ª Bienal do Livro de Vespasiano 2° Griasc Cultura 22° Festival do Orapronóbis 2ª Festa Literária de Sabará 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás 30 dias pela leitura 3º Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas Uai 4ª Conferência Municipal de Cultura de Sabará 4º Encontro de formação de pólos de leitura 53º Prêmio Jabutí 5º Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas Uai 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares de Juiz de Fora 8° Seminário Beagalê 8º Prêmio Vivaleitura 9º Seminário Beagalê: a literatura e a cidade A aranha a dor de cabeça e outros males que assolam o mundo A arte do encontro com a palavra A Árvore do Brasil A Bailarina Fantasma A Biblioteca Pública no Século XXI A Bolsa Amarela A Cabeça do Santo A Casa da Madrinha A Gente é Monstro A Hora de Clarice A importância da leitura A Importância das Ilustrações Para os Livros InfantoJuvenis A LENDA DO GUARANÁ A menina que odiava livros A Mulher Sem Pecado A palavra conta A primeira palavra de Mara Abayomi Abordando políticas públicas Abraão Antunes Silva Abrapalavra Academia Mineira de Letras Adélia Prado Adolfo Bioy Casares Adriana Calcanhotto Adriano Guerra Affonso Romano de Sant'Anna Africanidades e relações raciais Agentes de Leitura Aguida Alves Akpalós Alan Snow Albertina a vaca estradeira Aldeia de Histórias Alessandro Baricco Alice in Wonderland Aline Cântia ALMG Aluizio Azevedo Amigo Oculto Literário Ana Cristina Ana Elisa Ribeiro Ana Maria Gonçalves Ana Maria Machado Ana Terra André Neves Andreia Pereira Angel Domingo Ángel Gurría-Quintana Angelo Machado Anna Rennhack Anne Vidal Antenados Produtora Antologia da Literatura Fantástica Antonio Candido APAE Aquática Aracy de Carvalho Arautos da Poesia Ariano Suassuna Artigo de Opinião As bibliotecas comunitárias e a construção do direito à leitura As crianças e os livros As duas mulheres e o céu As Melhores Coisas do Mundo As origens do leitor e da literatura Assembléia Legislativa de Minas Gerais Associação Meninas e Mulheres do Morro Atelier das Palavras. Audiência Pública Audrey Wood Baixada Literária Banco Itaú Bartolomeu Campos de Queirós Bartolomeu Campos de Queiróz Baú itinerante Baús de leitura Beagalê Beatriz Myrrha Bel Santos Mayer Belo Horizonte Belo Horizonte Cidade Leitora Belô Poético Betim Beto Silva BH CIDADE LEITORA BH do Bem BiblioFilmes Festival Biblioo BIBLIOTECA ALÉM DAS FRONTEIRAS Biblioteca Comunitária BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ALÉM DAS FRONTEIRAS BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ALÉM DAS FRONTEIRAS. Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura Biblioteca Comunitária Cantinho dos Sonhos Biblioteca Comunitária Corrente do Bem Biblioteca Comunitária do Cristal Biblioteca Comunitária Leitura ao Pé da Serra Biblioteca Comunitária Leitura no Beco Biblioteca Comunitária Livro Aberto Biblioteca Comunitária Mundo do Saber Biblioteca Comunitária Palmeirinha da Leitura Biblioteca Comunitária Palmeirinhas Biblioteca Comunitária Salão do Encontro Biblioteca Comunitária Tia Clô Biblioteca de Cores Biblioteca Escolar Biblioteca Infantojuvenil Biblioteca Ler Convivendo - Sempre um Papo Biblioteca Luiz de Bessa Biblioteca Popular do Coque Biblioteca Pública Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista Biblioteca Ramacrisna Bibliotecas Bibliotecas Comunitárias Bibliotecas Comunitárias e seu valor social Bibliotecas comunitárias: impacto na formação de leitores Biblioteconomia Bienal do Livro de Minas Bim Oyoko Borrachalioteca Borrachalioteca e as micropolíticas de acesso à leitura Borrachalioteca sobre rodas Boto Fé Braile Braille Brasil Brasília Brinquedos e Brincadeiras Bruna Piantini Bruno Giannetti Bruno Souza Bullying na escola Caçadas de Pedrinho CADÊ MINHA MAMÃE. Café Book Câmara de Vereadores de Belo Horizonte Câmara Mineira do Livro Campeonato de leitura Candeia Cantando a História do Samba Caravan Studios Carla Alves do Nascimento Carlos Drummond de Andrade Carlos Wellington Soares Martins Carnaval Carolina Freitas Castro Alves Catarina e Josefina CBBD Centro de Cultura Luiz Freire Centro de Referência da Juventude Chicó do Céu Chimamanda Adiche Christine Fontelles Cida Fernandez Cidinha da Silva Cine Aberto Cinema Circuito Cultural Praça da Liberdade Circuito das Letras Clarice Freire Clarice Lispector CLARO E ESCURO Cláudio Martins Clube de Leitura Clube de Mães do Cristal CNPC Cochicho poético Colombia Com Clarice Como uma carta de amor Companhia das Letras Comunicação Concurso Literário Conexão Leitura Conferência Municipal de Leitura Literatura Livro e Bibliotecas de BH Confiar no texto habitar os livros Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação consciência negra Consciência Negra. CONSEC Conselho Estadual de Política Cultural Conselho Nacional de Política Cultural Conselho Regional de Biblioteconomia Conservatório de Música da UFMG Consulta Pública Contação de Estórias Contação de Estórias. Contação de Histórias Conte-me sua história Contos de Natal Conversações Cooperifa Corda Bamba Correspondência Cosac Naify Cristian Brayner Cultura Indígena Dandarinhas Abayomi Dani Monaco Daniel Munduruku Daniela Figueiredo Daniele Carneiro Debate Débora Mazochi Decálogo do mediador Defensoria Pública. Democracia Desafio 7 livros em 7 noites Desenvolvimento Humano do Polo de Leitura Sou de Minas Uai Dia D Dia da Biblioteca Dia da Literatura Brasileira Dia das Crianças Dia do Bibliotecário Dia do Leitor Dia do Livro Dia do Vendedor de Livros Dia dos Pais Dia Internacional de Combate a Homofobia Dia Internacional do Contador de Histórias Dia Internacional do Livro Infantil Dia Mundial do Livro Dia Nacional da Leitura Dia Nacional da Poesia Dia Nacional do Livro Dia Nacional do Livro Infantil Diabolim Diagnóstico bibliotecas comunitárias Diário de um banana Diário Literário Diário Oficial do Município Dica de Leitura Direitos Humanos Disney DLLLB doação de livros Documentário Galáxias Doe Um Livro Don Wood Douglas Adams E o dente ainda doía e-book Edilene Fonseca Edital Edital de criação de bibliotecas públicas municipais editora Lê Editora Paulinas Editora Rocco Editora Unesp Eduardo Andrade Eduardo Lima EJA Eleições 2016 Elizete Lisboa ELOÍ ELISABETE BOCHECO Elzelina Dóris Emília EMredando Leituras Encontro com autor Encontro Nacional Encontro Nacional de Polos de Leitura encontros de formação Enquanto houver vida viverei Enraizamento Comunitário Entre Redes Entrevista Érica Verçosa Espaço Cento e Quatro Espaço e Acervo Estado de Minas Estórias Etelvininha Lima Eu Apoio o PMLLLB Eu leio Brasil Eu quero minha biblioteca Eu sou Malala Eu sou mediador de leitura Eva Furnari Eva Wilma Evento literário Eventos Expedição Leituras Tesouros das Bibliotecas Comunitárias no Brasil Fabiano Maciel Fabíola Farias Fabrício Carpinejar Faculdade de Educação FAE fantoche Fátima Bezerra Favela É Isso Aí Feito na Biblioteca Felita - Festival Literário de Itapecerica Feminino na Literatura Fernanda Lopes de Almeida Ferreira Gullar Festa Literária de Divinópolis Festa Literária de Sabará FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY Festivais Literários Festival Internacional de Quadrinhos Festival Literário Internacional de BH Festival o que é um livro Fica MinC FLIBH FLICTS FLID FLIP FLIP2015 FLIS FLIS2016 FLORBELA ESPANCA Folclore Folia de Reis Fora Temer Formação Formação de Leitores Fornação da Literatura Brasileira Fórum Cultural Santa Rita Fórum das Letras 2013 FÓRUM DE POLÍTICAS CULTURAIS Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais Fórum Social Mundial frases de leitor Fred Costa Fundação Biblioteca Nacional Fundação Municipal de Cultura Fundo Cristão para Crianças GCRIVA GDECOM Gean Carlo GEBE Gilberto Dimenstein Global Editora Google Griasc Grupo de Apoio Cabana Grupo de Estudo em Biblioteca Escolar Grupo de Teatro Entre Nós Grupo Executivo PMLLLB grupo focal guia entrada franca GUIA PRÁTICO PARA BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS Hábitos culturais Halibut Jackson Halloween Hans Christian Andersen Helme Heine Heloísa Prieto Hermes Pardini História Oral Hoje em Dia Homofobia Hugo Lima Identidade IFLA II Festa Literária de Sabará III Encontro de Literatura Afro-Brasileira III FLIS - Festa Literária de Sabará Ilha Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Ilustração incentivo a leitura Incidência em políticas públicas Indicação de leitura INESC Infância Instituto C&A Instituto CeA de Desenvolvimento Social Instituto Ecofuturo International Federation of Library Associations and Institutions Interno Baile Inventário de Segredos IV Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco IV Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais IV Seminário Polo de Leitura Sou de Minas Uai Jabutí Jangada Literária JK Rowling Jorge Amado Jorge Larossa Jorge Luis Borges Jornal Minas José Castilho Marques Neto José Saramago Jovens literatura e Bibliotecas Públicas Judeus Julia Donaldson Júlio Emílio Braz Júnia Vieira Kartuno Design Studio Kely Louzada Khalil Gibran Kiusam de Oliveira Laerte Coutinho Lambe-Lambe Lançamento Laurentino Gomes Lei 10.639/03 Lei 12244 Lei n° 11.899 Lei Orçamentária Anual Leitura Leitura ao pé da Serra Leitura do Bem Leitura em Revista Leitura na Praça Leitura no Beco Leo Cunha Ler e Escrever na América Latina Ler e Ler Lilian Sypriano Liliane Reis Limerick Limeriques Linha do tempo Linha Verde LiteraSampa Literatura Literatura adulta literatura africana Literatura africana e literatura negra contemporânea no Brasil: alguns olhares Literatura Brasileira Literatura como direito humano Literatura da periferia Literatura de Cordel Literatura e Biblioteca Literatura Infantil Literatura Infanto-Juvenil Literatura Marginal Literatura negra Livraria Leitura Livraria Paulinas Livro Livro bom é livro aberto Livro de Imagens Livro Experimento livros Livros cartoneros Livros de História da África Livros FMC Liz Garton LOA Luís Giffoni Luís Marmora Lygia Bojunga Lygia Fagundes Telles Macaé Evaristo Machado de Assis Maculelê Madrugada na casa do bruxo Madu Costa Mafalda Mais Bibliotecas Malala e seu lápis mágico Malala Yousafzai Manifesto Por Um Brasil Literário Manuel Bastos Tigre Mapeamento de bibliotecas comunitárias em Minas Gerais Maranhão Marcela Alexandre Marcelo Moreira Marcelo Xavier Márcio Lacerda Márcio Vassallo Marcos Eurélio Marcos Túlio Marcus Telles Maria Antonia Maria Antonieta da Cunha Maria Antonieta Pereira Maria Cutia Maria da Conceição Carvalho Maria Frazee Mariana Massarani Marilda Castanha Marina Colasanti Marina Manda Lembranças Martins Fontes Mary Jones Mary Poppins Maurício de Sousa Mazze Runner Mediação de Leitura Mediação de Leitura em espanhol Mediação de Leitura Para Público InfantoJuvenil mediadores mirins MEDO Meibe Rodrigues Meninas de Sinhá Mercearioteca Mestre Gaio Meu Vizinho Pardini MG Mídia Mikaël Ollivier Minas Gerais Minas Movimenta Minha Guerra Alheia Ministério da Cultura Monteiro Lobato Mostra Benjamin de Oliveira Mostra de Idéias Movimento Baixada Literária Movimento por um Brasil literário mulher de Guimarães Rosa. Mulher Livro Mundos de Vidro Musicalização Mutirão Nação Leitora Nada na Manga Nadja Calábria Narração de Histórias Nelson Cruz Nelson Rodrigues Neusa Sorrenti Notícias O Bicho da Seda O Delírio O Desmatamento Transferido Para as Escolas O Grúfalo O Guia do Mochileiro das Galáxias O Guloso O Incrível Rapaz Que Comia Livros O Livreiro do Alemão O livro de uma sogra O menino Túlio O mundo inteiro O nome da manhã O Plano Estadual do Livro que Queremos O Profeta O Siri e a Sombrinha Observatório Luziense Oficina de encadernação de livros Oficina de Imagens Oficina histórias colombianas Oficina Sistema Municipal de Cultura Olavo Romano Olegário Alfredo OMCV Ops Orçamento Orçamento Público e Políticas de Cultura Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado Os príncipes do destino Otávio Júnior Outubro Rosa Pablo Guimarães Pamela Lyndon Travers Pampulha Panorama do livro para crianças e jovens Papai Papus Parelheiros Parque Municipal Passeata Literária Pataxós Patrícia Castellani Patricia Lacerda Paula Pimenta Paulo Markun Pedro Gabriel PELL PELLLB Pernambuco Philippe Corentin Pierre André PINTINHO Piquenique Literário PL 347/15 Plano Estadual do Livro e Leitura Plano Estadual do Livro Leitura Literatura e Bibliotecas de MG Plano Municipal de Leitura Literatura Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte Plano Municipal do Livro Plano Municipal do Livro e da Leitura Plano Nacional de Leitura e Escrita Plano Nacional do Livro e da Leitura Plantando bibliotecas para colher desenvolvimento Plínio Camillo PLS212 PMD Pro e os impactos positivos na gestão de projetos sociais PMLLLB PNLE PNLL Poá Poemas no Trilho Poesia Poesia Marginal Poesias e Outras Folias Políticas Públicas Políticas Públicas do Livro e da Leitura Políticas Públicas do Livro e da Leitura. pólo de leitura Polo de Leitura Resistência Guamazônica PÓLO DE LEITURA SOU DE MINAS UAI Polo Redes de Leitura Polo Releitura Polo Sou de Minas Uai Pólo Sou de Minas Uai Polo Tecendo Uma Rede de Leitura Polos de Leitura Ponto de Leitura Por Um Brasil de Leitores prazer em ler Prefeitura de Belo Horizonte Prêmio Bom Exemplo 2017. Rede Globo Minas Prêmio João de Barro Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional 2013 Prêmio Viva Leitura 2011 Prêmio Viva Leitura 2014 Programa de Formação: Orçamento Público e Mecanismos de Participação Programa do Livro Popular Programa Mais Cultura Programa Mais Cultura nas Escolas Programa Prazer em Ler Programação Projeto Cidadão Projeto Ciência e Cultura Projeto Litteralis Promoção Qualidade do Livro Quebra-Cabeças Quino Quintessência Inteligência Organizacional Rachel de Queiroz Racismo Rafa Andrade Rafael Mussolini Ramacrisna Raquel Mussolini Recife Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias Rede Cultural de Santa Luzia Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim Rede de Leitura Sou de Minas Uai Rede Globo Rede minas Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias Regina Rennó Reginaldo Pradi Registro Módico Releitura PE RELUZ Renata Nakano Reni Adriano Repórter PUC Reunião Ampliada Reunião de Bibliotecas Comunitárias RNBC Robert Galbraith Rodrigo Ciríaco Ronald Claver Ronaldo Simões Coelho RPG Rubem Alves Rumo à Política do Livro e da Leitura para Belo Horizonte Ruy Castro Sabará Sabarata Saber e Luta SABIC Sacolinha Literária Salão do Encontro Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais Salvador Samuel Medina Sandra Bittencout Sandra Lane Santa Luzia Santiago Régis São Paulo Sarau de poesia Sarau literário Se as coisas fossem mães Secretaria Municipal de Cultura Selma Maria Selo Amigo do Livro Semana da Leitura Semana de Literatura. Semana do Contador de Histórias Semana Nacional da Leitura e Literatura Seminário de Leitura Seminário em Betim Seminário Por Uma Baixada Leitora Seminários Sempre um papo Senado Federal Sérgio Fantini Sérgio Vaz Sesc Palladium Sete histórias para sacudir o esqueleto. Silas da Fonseca Silvia Negreiros Silvina Ocampo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais Sistema nacional de Bibliotecas Públicas Sistematização Sítio do Picapau Amarelo SNBP Sob a Pele Socorro Acioli Son Salvador Sou de Minas Uai Suryara Bernardi sussurrofone Sustentabilidade Sylvia Orthof Tatiana Belinky Teatro Teatro de Sombras Teatro José de Alencar Teia de Textos Tempo Todo Terapia Comunitária Território Leitor Terror Tertúlia Literária The Silkworm Tida Carvalho Túlio Damascena Turma da Mônica Turma da Mônica Jovem TV Alterosa Twitter UFMG UFMG Educativa UFPE Um Pé de Biblioteca Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos Um poema em cada árvore Uma vida de peso UNIRIO Universo Literário V Encontro da RNBC V Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas Uai Vale Lendo Varal de Poemas e Poesias Variações Sobre o Prazer Vereda da Leitura Vespasiano VI Seminário da Rede de Leitura Sou de Minas Uai Video Cabine vídeos Vinicius de Moraes Virgílio Vasconcelos VISITA A ESCOLAS Volnei Canonica Voluntários Walter Lara Xadrez XII Seminário Prazer em Ler Xilogravura ZIRALDO
false
ltr
item
Sou de Minas, Uai!: 11 Livros para celebrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
11 Livros para celebrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
https://3.bp.blogspot.com/-N3-ddAL9dHs/XN8UMILYj7I/AAAAAAAAEEs/WtI99xsnmMIuOP3Mj1dIARQr-RERhZPUgCLcBGAs/s640/WhatsApp%2BImage%2B2019-05-17%2Bat%2B17.03.46.jpeg
https://3.bp.blogspot.com/-N3-ddAL9dHs/XN8UMILYj7I/AAAAAAAAEEs/WtI99xsnmMIuOP3Mj1dIARQr-RERhZPUgCLcBGAs/s72-c/WhatsApp%2BImage%2B2019-05-17%2Bat%2B17.03.46.jpeg
Sou de Minas, Uai!
https://www.soudeminasuai.com/2019/05/11-livros-para-celebrar-o-dia.html
https://www.soudeminasuai.com/
https://www.soudeminasuai.com/
https://www.soudeminasuai.com/2019/05/11-livros-para-celebrar-o-dia.html
true
441598500957328198
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja mais Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar