Dia 17 de setembro aconteceu a quarta edição do Seminário promovido pelo Polo de Leitura e que esse ano firmou parceria com o Sistema Estad...
Dia 17 de setembro aconteceu a quarta edição do Seminário promovido pelo Polo de Leitura e que esse ano firmou parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. O tema central foi: "BIBLIOTECAS: comunitárias, públicas e escolares".
A primeira mesa intitulada como "A Biblioteca Comunitária, a Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar" contou com a participação de representantes desses três segmentos. Marcos Túlio, idealizador da Borrachalioteca de Sabará e membro do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" falou sobre as conquistas, desafios e contexto político do trabalho das comunitárias.
A Maria da Conceição Carvalho (UFMG) veio representando o GEBE (Grupo de Estudo em Biblioteca Escolar). Contextualizou a ação do grupo e sua linha de pesquisa.
Marina Nogueira falou sobre a Biblioteca Pública, seus principais projetos e a atuação frente ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais.
Momento de história de incentivo à leitura com participação da nossa parceira Nadja Calábria.
A segunda mesa do evento perguntava sobre a "Experiência do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas."
O bate papo foi mediado pela Érica Verçosa, que é assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A). Também estavam na mesa Carla Alves do Polo de Leitura Baixada Literária (Rio de Janeiro), Rafael Mussolini do Polo de Leitura Sou de Minas Uai e Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura).
Carla Alves do Polo de Leitura Baixada Literária (Rio de Janeiro) |
Rafael Mussolini do Polo de Leitura Sou de Minas Uai (Belo Horizonte) |
Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura) |
Momentos de acolhimento e interação entre os convidados e profissionais que vieram de diversos municípios para prestigiar o seminário.
O período da noite foi dedicado à apreciação literária. O ilustrador e escritor André Neves encantou a todos com suas imagens e sua sensibilidade ao falar sobre carreira, seu processo criativo e atuação em projetos sociais em prol do livro e da leitura.
Bate papo com a escritora Neusa Sorrenti com direito a muitas histórias, violão e música.
Participação do grupo "Arautos da Poesia" de Sabará que plantam poesia onde passam!