Hoje a grande escritora Tatiana Belinky está completando 92 anos de idade. Tatiana nasceu em Petrogrado, atualmente conhecida como São Peter...
Hoje a grande escritora Tatiana Belinky está completando 92 anos de idade. Tatiana nasceu em Petrogrado, atualmente conhecida como São Petersburgo. Devido à perseguição aos judeus na Rússia Soviética, a família Belinky, que era judia, resolveu se mudar para o Brasil, chegando a São Paulo em 1929.
Tatiana trabalhou por muitos anos em adaptações de histórias infantis para o teatro juntamente com seu marido. Seu trabalho nesse campo foi um grande sucesso e Tatiana foi parar na televisão, na direção de programas infantis, sendo o mais famoso deles a primeira adaptação de "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato.
Atuou por muito tempo como tradutora literária, e traduziu mais de 80 livros do russo, alemão, inglês e francês. Entre os textos que traduziu e adaptou estão obras de autores como Dostoiévski, Tolstói, Gorki, Gogol, Turgueniev, Goethe, Brecht, Irmãos Grimm e Lewis Carroll. Sua especialidade sempre foi a literatura infantil russa, ajudando a divulgar a cultura russa entre crianças e adolescentes.
Em 1985, começou sua atividade como autora de livros infantis, publicando sua primeira obra em 1987 com o título Limeriques (poesias). Desde então, não parou de produzir poesia, prosa, ficção e livros didáticos. Grande parte dessa prolífica produção de cerca de 100 livros tem o público infanto-juvenil como alvo. Recentemente, tem publicado livros de crônicas e memórias.
Tatiana Belinky é autora premiada em literatura e teatro. Recebeu o Prêmio Mérito Educacional em 1979, e o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano em 1989, entre outras premiações. Na área de tradução, recebeu o Prêmio Monteiro Lobato de Tradução em 1988 e 1990. Em 1994, deixou de atuar como tradutora, mas não abandonou, entretanto, sua atuação como escritora.
E confira abaixo uma entrevista com a autora que vem encantando crianças e adultos com sua escrita mágica e inteligente!