Na Ășltima quarta feira, dia 05 de janeiro, tivemos a alegria de receber a visita de dois grandes nomes da literatura infanto-juvenil do noss...
Na Ășltima quarta feira, dia 05 de janeiro, tivemos a alegria de receber a visita de dois grandes nomes da literatura infanto-juvenil do nosso paĂs. O casal Nelson Cruz e Marilda Castanha, juntamente com seus dois filhos, vieram a biblioteca "Mundo do Saber". Essa Ă© a segunda vez que o autor e ilustrador visita nossa biblioteca.Conversamos um pouco sobre a proposta do projeto de leitura e da elaboração do Primeiro SeminĂĄrio de Leitura do Polo Sou de Minas Uai. Os dois jĂĄ confrmaram seu apoio ao nosso evento e se identificaram tanto com a proposta do seminĂĄrio, quanto com o rumo da gestĂŁo, mediação e promoção de leitura executada nos moldes de biblioteca comunitĂĄria. Pudemos tambĂ©m trocar idĂ©ias sobre qualidade de acervo e biblioteca de cores, fazendo uma contextualização com a atual situação da questĂŁo do livro e da leitura no paĂs.Como nĂŁo podia deixar de ser, era nĂtida a satisfação dos filhos dos ilustradores em estar em um ambiente repleto de livros, o que confirma a teoria tĂŁo difundida da importĂŁncia do incentivo familiar na formação de pequenos leitores. As crianças passaram a caminhar pela biblioteca, admirando os livros e brincando para ver se encontravam livros de seus pais entre o nosso acervo.
O contato com pessoas engajadas com a questão do livro e da leitura, nos faz acreditar ainda mais no valor de açÔes de incentivo. Isso se torna ainda mais rico, quando os próprios produtores de literatura se mostram a disposição de seus leitores e articulam com espaços de leitura. Atitudes como a de Nelson Cruz e Marilda Castanha ajudam no empoderamento das bibliotecas comunitårias, que se dedicam a promoção da leitura por prazer.
Nelson Cruz foi o ganhador do PrĂȘmio Jabuti (2010), na categoria Melhor Livro Infantil , com o livro: "Os Herdeiros do Lobo", alĂ©m de jĂĄ ter recebido diversas indicaçÔes, como ao conceituado PrĂȘmio Hans Christian Andersen.
Em 2008, ao lado de seu marido, o autor e ilustrador Nelson Cruz, lançou a coleção HistĂłrias para contar histĂłria, que reĂșne seus livros Pindorama, terra das palmeiras, considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como a Melhor Ilustração (2000), alĂ©m de conquistar o Prix Graphique Octogone (França), e AgbalĂĄ, um lugar-continente.