Indicação de Leitura por Rafa Andrade (Polo Releitura)

A sessão "Indicação de Leitura" do nosso blog dá segmento à proposta de receber convidados mais que especiais. Mediadores de leitura, gestores e leitores de outros Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) dividindo conosco seus livros favoritos e que gostariam de indicar a outras pessoas.

Hoje a indicação é do grande Rafa Andrade, mediador de leitura da Biblioteca Popular do Coque, integrante do Polo Releitura (Recife - Pernambuco).


Raquel é uma menina que pertence a uma família que não a compreende e, com isso, ela desenvolve três vontades: uma é a vontade de deixar de ser criança, a outra é a vontade de ser um garoto e a terceira é a vontade de ser escritora. A primeira, por achar que criança não é compreendida. A segunda, que nesse modelo de sociedade em que vivemos é mais fácil ser garoto. A terceira, vem da vontade enorme de escrever e colocar tudo o que não consegue fazer em realidade num papel. Como a personagem fala: "nem sei qual das três me enrola mais". Esta obra de Lygia Bojunga é uma das mais lindas e complexas que já li dela e voltado para o público infantil e juvenil. Lygia sabe como nunca abordar temas tabus e misturá-los com o mundo fantástico. A Bolsa Amarela é uma das personagens principais da narrativa, pois através dela que se dá essa irrupção entre o que é real e o que é fantástico, tomando um duplo papel na narrativa, como personagem e como espaço. Essa é minha dica de leitura e espero que gostem, tal como eu gosto da literatura de Bojunga.

Rafa Andrade

Livro: A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga). 

0 comentários:

Postar um comentário