IV Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas Uai

Dia 17 de setembro aconteceu a quarta edição do Seminário promovido pelo Polo de Leitura e que esse ano firmou parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. O tema central foi: "BIBLIOTECAS: comunitárias, públicas e escolares".



A primeira mesa intitulada como "A Biblioteca Comunitária, a Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar" contou com a participação de representantes desses três segmentos. Marcos Túlio, idealizador da Borrachalioteca de Sabará e membro do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" falou sobre as conquistas, desafios e contexto político do trabalho das comunitárias. 


A Maria da Conceição Carvalho (UFMG) veio representando o GEBE (Grupo de Estudo em Biblioteca Escolar). Contextualizou a ação do grupo e sua linha de pesquisa. 


Marina Nogueira falou sobre a Biblioteca Pública, seus principais projetos e a atuação frente ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais. 


Momento de história de incentivo à leitura com participação da nossa parceira Nadja Calábria.

A segunda mesa do evento perguntava sobre a "Experiência do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas."


O bate papo foi mediado pela Érica Verçosa, que é assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A). Também estavam na mesa Carla Alves do Polo de Leitura Baixada Literária (Rio de Janeiro), Rafael Mussolini do Polo de Leitura Sou de Minas Uai e Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura).

Carla Alves do Polo de Leitura Baixada Literária (Rio de Janeiro)

Rafael Mussolini do Polo de Leitura Sou de Minas Uai (Belo Horizonte)
Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura)
Momentos de acolhimento e interação entre os convidados e profissionais que vieram de diversos municípios para prestigiar o seminário.



O período da noite foi dedicado à apreciação literária. O ilustrador e escritor André Neves encantou a todos com suas imagens e sua sensibilidade ao falar sobre carreira, seu processo criativo e atuação em projetos sociais em prol do livro e da leitura. 



Bate papo com a escritora Neusa Sorrenti com direito a muitas histórias, violão e música.



Participação do grupo "Arautos da Poesia" de Sabará que plantam poesia onde passam!




Equipe do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai"

0 comentários:

Postar um comentário