Audiência Pública e Participação Social em Prol da Leitura

Após debate realizado pelo Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 21 de setembro com candidatos a vereadores, conseguimos viabilizar uma Audiência Pública, com o apoio do vereador Heleno que faz parte da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo . O debate assim como a Audiência teve foco no Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) que é uma política que prevê diretrizes orçamentárias para o livro, leitura e biblioteca.

A casa estava lotada e com representatividade de setores que direta ou indiretamente trabalham com a leitura: Legislativo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, Instituto C&A de Desenvolvimento Social, Centro de Cultura Luiz Freire (Recife), Câmara Mineira do Livro e sociedade civil.


Para o vereador Heleno, a taxa de execução orçamentária na área de promoção da leitura tem sido baixa. Segundo ele, é necessário que haja mais do que planejamento e recursos financeiros para que as propostas tenham efeito: a concretização das ações é indispensável para a formação de leitores.


 Como conquista dessa Audiência tivemos o agendamento de uma reunião que será realizada pela Fundação Municipal de Cultura para viabilizar a constituição de grupos de trabalho a fim de dar início à escrita do Plano Municipal do Livro e da Leitura. O encontro acontecerá no dia 7/12, às 9h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, que fica na Rua Carangola 288, Santo Antônio. Por decisão do público presente a reunião será aberta a todos que tiverem interesse na discussão.  

0 comentários:

Postar um comentário