EPISÓDIOS: 2º SEMINÁRIO DE LEITURA DO "SOU DE MINAS, UAI"

Kenya Jeanne (coordenadora do Pólo "Sou de Minas, Uai")
Dia 15 de fevereiro aconteceu o 2º Seminário de Disseminação de Leitura do Pólo "Sou de Minas, Uai". Contamos com a participação de autores, ilustradores, educadores e diversos atores envolvidos e interessados nas discussões referentes ao livro e as políticas públicas de leitura. 

Arautos da Poesia (Borrachalioteca)

Sérgio Fantini
Após a apresentação do vídeo institucional do Pólo, tivemos uma emocionante e divertida intervenção do grupo de crianças do "Arautos da Poesia" (Borrachalioteca), que doaram declamações aos convidados. Sérgio Fantini, escritor e mediador de literatura, foi o nosso "mestre de cerimônias", e convidou Volnei Canônica (coordenador do Programa "Prazer em Ler" do Intituto C&A de Desenvolvimento Social) e a escritora e jornalista Marina Colasanti para um bate papo.


Volnei Canônica contemplou em seu discurso diversos pontos relevantes à importância da leitura e seu poder transformador. Utilizando de sua vivência enquanto leitor e seu envolvimento em um projeto de leitura com desmenbramento por vários pontos do Brasil, ajudou-nos a compreender um pouco mais do histórico nacional perante as políticas públicas do livro e da leitura, ilustrando sua fala com trajetórias de sucesso e ações importantes rumo a discussão e construção do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL).

Volnei Canônica (coordenador do programa "prazer em ler")
Em um seminário de leitura, as pessoas estabelecem contato com sua própria memória literária e o seu "eu-leitor" acaba por propiciar momentos de descontração, além de ser um meio eficiente de ilustrar as falas. E como em um evento de literatura não poderia faltar o momento da mediação, Volnei convidou Rafael Mussolini, um dos mediadores do Pólo "Sou de Minas, Uai" para leitura de dois textos da Marina Colasanti: "Eu Sei Mas Não Devia" e "Uma Idéia Toda Azul".


Marina levou o público presente a um passeio pela literatura ao dividir conosco suas aventuras na formação enquanto leitora. Ao aliar sua história com a importãncia da leitura para a formação do senso crítico, da criatividade e da ludicidade, citou diversos títulos clássicos da literatura mundial e as riquezas que podem ser extraídas de suas páginas sem nem ao menos percebermos. Com sua fala dinãmica, divertida e inteligente demonstrou todo seu amor pela palavra escrita e deixou clara sua dúvida sobre como seria sua vida sem o livro e a leitura.

Marina Colasanti
 No período da tarde foram oferecidas as oficinas de Contação e Narração de Estórias com Aline Cãntia e Chicó do Céu.


Literatura de Cordel e Xilogravura com Olegário Alfredo (Mestre Gaio).



O Livro de Duas Escritas (Braille) com a escritora Elizete Lisboa



Ilustração com Massinha de Modelar com o ilustrador e escritor Marcelo Xavier



O Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai" agradece a todos pela participação, e convida para juntos traçarmos caminho Rumo à Política Pública do Livro e da Leitura para Belo Horizonte!

Um comentário: