QUEBRA CABEÇAS MONTADO E AQUELE CLIMA DE QUERO MAIS...

Nesse mês de outubro, iniciamos o projeto "Quebra Cabeças para Criar Elos", afim de utilizar de mais uma ferramenta de sedução pelo ambiente da Biblioteca Mundo do Saber ("Sou de Minas, Uai"), garantindo também uma presença mais frequente dos jovens leitores. A montagem começou de forma despretensiosa, pois era algo novo para a equipe e não sabíamos se daria certo. Por fim leitores, visitantes e funcionários passaram a contribuir com a montagem das peças. Cada pessoa que chegava à biblioteca já se deparava com o belo quebra cabeças com a representação do mapa-mundi e o mediador responsável pelo espaço desafiava o leitor a se aventurar na construção.

O mediador de leitura, as bibliotecárias do projeto de leitura, assim como os demais educadores da instituição, auxiliaram os jovens quanto á melhor maneira de se montar o mapa. Nesse trabalho tivemos a oportunidade de estabelecer contato com a estrutura de um mapa, dos países, permitinho uma localização espacial do nosso país. O mais interessante e importante de tudo é que esse processo aconteceu de forma natural e nada didática. O objetivo de aumentar as visitas constantes ao espaço de leitura foi alcançado, e a promoção da interação também, o que só soma pontos ao trabalho de mediação de leitura, pois contribui para uma mudança de mentalidade sobre o papel da biblioteca em suas características de local vivo e dotado de informação. 


"Eu gostei muito do quebra-cabeças porque fala do mundo. É muito legal. E também é muito importante para todos que vai lá montar um pedaço." Daví da Silva Ramos, 9 anos.


"Legal. Agora vai ter outros quebra-cabeças?" Andrey Cristian de Souza Lima, 6 anos.

E eis o Quebra- Cabeça FINALIZADO!!!


Foi muito gratificante lidar com a ansiedade dos jovens em ver o trabalho finalizado, como também a desconfiança se o quebra cabeças estava completo e as vezes o desânimo de continuar, principalmente quando restavam só peças azuis (dos oceanos) dificultando a montagem!!!




2 comentários:

  1. É gente participando na montagem do quebra-cabeça, é leitura acontecendo simultaneamente....
    isso que é biblioteca com vida ativa resultado de boa organização...
    Desejo que esse sucesso continue =D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo grande projeto! São de aparentes pequenas iniciativas que se processam as mudanças educacionais tão ansiadas por nos educadores.

    ResponderExcluir