PÓLO BAIXADA LITERÁRIA

O Pólo Sou de Minas, Uai!, teve a oportunidade de conhecer alguns integrantes dos Pólos de Leitura de todo Brasil, incluindo o Pólo Baixada Literária, no Encontro de formação e Seminário de Comemoração dos 20 anos do Instituto C&A.

Para conhecer um pouquinho:



"O Pólo baixada literária surge a partir dos movimentos sociais que percebem a necessidade das comunidades por bibliotecas comunitárias, pois os espaços públicos literários em sua maioria se concentram nos grandes centros. O objetivo do Pólo é "Democratizar a leitura na Baixada Fluminense através de ações articuladas entre diferentes atores sociais." Iniciamos a partir da união de SEIS bibliotecas de incentivo à leitura situada nos municípios da Baixada Fluminense que são Bibliotecas Comunitárias Paulo Freire (AMRF), SARITA (SARITA) Mágica e Ventura (CISANE), situadas no município de Nova Iguaçu e a Biblioteca Nossa Casa (NOSSA CASA) localizada em São João de Meriti. E surgiu devido à falta de acesso à cultura literária e a partir da iniciativa do Instituto C&A.

Este Pólo de Leitura tomou proporções significativas, pois neste momento nos transformamos em MOVIMENTO BAIXADA LITERÁRIA que arrebatam pessoas, grupos , instituições e outros. Estes são cadastrados e chamados de Pólos de Leitura que integram o movimento formando um desenho que em a finalidade de priorizar e transforma a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do cidadão.Nesta perspectiva algumas Instituições da Baixada Fluminense estão se entregando ao Movimento Baixada Literária a partir de outros parceiros em potencial que através do coletivo vem conquistando credibilidade e visibilidade.

Contudo, acredita-se que o Pólo desempenha um papel significativo na descentralização da cultura literária contribuindo desta forma para a formação de uma Baixada Leitora.

Por que... "É o que você lê quando não tem que fazê-lo que determinará o que você será quando não puder evitar." Oscar Wilde.""

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE PÓLO DE LEITURA VISITE O BLOG
http://movimentobaixadaliteraria.blogspot.com
Fonte: Blog Baixada Literária

0 comentários:

Postar um comentário