NELSON CRUZ e MARILDA CASTANHA VISITAM BIBLIOTECAS DO PÓLO

O autor e ilustrador Nelson Cruz visitou a Biblioteca Comunitária "Tia Clô", com o intuito de interagir com os jovens leitores que frequentam o espaço de leitura. Através de um bate papo o artista contou um pouco sobre sua história pessoal e suas histórias "inventadas", assim como seu processo criativo que resultam nas mais belas ilustrações, que vem a muito conquistando o espaço literário brasileiro e angariando os mais importantes prêmios do segmento. A tarde foi maravilhosa e muito proveitosa. O Nelson Cruz tirou várias dúvidas com relação à confecção, planejamento, criação e ilustração do livro.


 As crianças surpreenderam com o número de perguntas que surgiram...
Nelson Cruz e Rita (mediadora de leitura da biblioteca Além das Fronteiras"
Nelson Cruz é autor e ilustrador de vários livros importantes da literatura infantil e juvenil, como por exemplo "Os Herdeiros do Lobo" (Edições SM) , exemplar ganhador do prêmio Jabutí de 2010 na categoria "melhor livro infantil"

E enquanto isso no mesmo dia e mesmo horário, na Biblioteca "Mundo do Saber" a autora e ilustradora Marilda Castanha, realizou uma oficina muito interessante sobre a construção de livros. O bate papo percorreu todas as principais etapas da elaboração de um livro e as partes que o mesmo deve conter, como capa (e suas informações essenciais), contra capa, paginação, entre outros. Para tanto Marilda utilizou da mais alta tecnologia: o seu "i-quepode". De forma lúdica ela apresentou as características do livro através de um computador de papelão, que chamou atenção dos jovens.

O "i-quepode" da Marilda possui as teclas "criatividade", "imaginação", entre outras...
A curiosidade pelo "i-quepode" foi geral

 
 Conforme a oficina ia prosseguindo, Marilda ia passando pelas meses tirando dúvidas, ajudando nas composições, conversando com os participantes. Foi uma tarde proveitosa, e ressalto dois pontos que foram primordiais para o sucesso da atividade: o contato dos leitores com o livro e suas partes, e a oportunidade de ouvir e conversar com personalidades que fazem parte do acervo da biblioteca e que figuram também nas mediações de leitura oferecidas.

Marilda Castanha é autora e ilustradora. Destacamos aqui o livro "Pindorama" (editora Cosac Naify), ganhador de diversos prêmios, entre eles o Jabuti de Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil (CBL, 2000).

A oficina da Marilda gerou vários livros interessantes. Os jovens usaram e abusaram da criatividade e alguns resultados vocês verão em novas postagens, em breve!

0 comentários:

Postar um comentário