O GULOSO

A qualidade de uma mediação de leitura que utiliza do livro de imagens é algo incontestável. Esse tipo de livro vem a cada dia ganhando mais espaço no mercado editorial e depois de várias leituras de resultado satisfatório, tornou-se a "menina dos olhos" nas mediações de leitura da Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber". 
Nesse caso, o que poderíamos chamar de "resultado satisfatório"?

A mediação com livros de imagens não acontece sem a participação das crianças (ou do público que deseja atingir). Essa participação promove um exercício da imaginação e da percepção, que são pontos que devem ser estimulados no desenvolvimento das crianças. O público entra na história, aponta detalhes (imagens) que nem mesmo o mediador de leitura (através da leitura prévia) conseguiu perceber, ou não deu tanta importãncia. As crianças também entram na história ao ilustrar, justificar e dialogar com as imagens utilizando de exemplos de seu meio social (conhecimento prévio).  

Como indicação, trazemos então um livro que através de uma simplicidade consegue apresentar uma história divertida, que utiliza de ilustrações bem elaboradas, que mostram a estrutura da história e oferecem vários elementos surpresas, que me atrevo a dizer que são perceptíveis apenas ao olhares mais atentos e curiosos.

"O Guloso" de Lilian Sypriano e Cláudio Martins




0 comentários:

Postar um comentário