29 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO LIVRO

"Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO [...]" 

Essa é uma data que precisa ser lembrada por dois motivos: primeiro pela importância do livro e da leitura em sí. Segundo pelo fato do contexto histórico vinculado a ela, que nos remete à história do Brasil e do nascimento de uma das maiores bibliotecas do mundo: a Biblioteca Nacional.

Uma data como essa também é importante se pararmos para pensar que o Brasil é um país jovem, o que justifica o seu caminhar pelo acesso e o gosto pela leitura. Nações que se vangloriam por terem cidadãos que lêem em médias estatísticas altas, são nações chamadas de "velho mundo" e que passaram por colonizações e crises que já foram superadas, em muitos casos, muito antes do Brasil ser "descoberto". 

O Brasil está em processo de sedução pela leitura sim. O nosso país está se formando enquanto autor das próprias histórias. Aprendí uma vez com uma professora de história sobre o "período de longa duração" nos processos históricos, e hoje entendo muito melhor o que ela queria dizer. É nesse "período de longa duração" que as mudanças ocorrem, que a sociedade aprende a importância do saber, e junto a isso, no caso da leitura, é importante que existam famílias, escolas, bibliotecas públicas e comunitárias (entre outros atores) dispostos a permitir acesso a todo tipo de leitura.

Feliz Dia do Livro! 


0 comentários:

Postar um comentário