VOLUNTÁRIOS


A Biblioteca Comunitária Livro Aberto nunca teve um público tão grande, claro que as responsabilidades e trabalhos aumentaram proporcionalmente a esse público. Com isso duas coisas interessantes aconteceram por aqui, descobrimos um grupo de leitores especiais, assíduos e que não se interessam somente em ler, mas no funcionamento da biblioteca em geral, dando inicio a idéia dos voluntários.



A história de voluntários começou bem antes aqui na Biblioteca, a nossa voluntária Bárbara Santos é a funcionária mais velha de casa, em fevereiro de 2012 completa um ano que ela nos apoia. Outros voluntários como Ananda Martins e Francielle Cristina vieram completar a equipe recentemente, tornando-se o braço direito da mediadora Daniela.



Os voluntários tem uma grande liberdade com respeito ao tempo que cedem para o trabalho e a regra é ceder somente o tempo livre. Nada de tirar atenção dos estudos. Esses voluntários tem uma oportunidade única de conhecer melhor o nosso acervo, eles acabam por se surpreenderem com alguns livros que eles ainda não tinham visto.

É interessante notar alguns objetivos que tem sido atingidos, como: incentivar a leitura, interagir os usuários da comunidade com a biblioteca e sua rotina e quem sabe assim ajudar esses voluntários no futuro a se decidirem por uma profissão neste ramo. Com os voluntários a biblioteca mantém um “ar juvenil”,os jovens acham interessante serem atendidos por outros jovens e até trocam várias idéias. Cuidar e gostar dos livros também são dons, que precisam ser ensinados e passados para frente.


0 comentários:

Postar um comentário