É OFICIAL! TODA QUINTA FEIRA É DIA DE MARINA

Agora, no jornal Estado de Minas, os leitores poderão ter acesso à escrita de uma das mais importantes personalidades da literatura brasileira. Toda quinta feira a escritora Marina Colasanti presenteará os leitores com uma crônica, com todos aqueles elementos inerentes ao seu estilo literário. Marina consegue tratar de temas atuais com um toque de conto de fadas. Consegue ser crítica, misteriosa e poética. 


"A estreia dela na literatura se deu em 1968, com Eu sozinha. Marina publicou livros de contos, poesia, crônicas e volumes para crianças e jovens, além de ensaios sobre relacionamento amoroso, a condição da mulher e leitura, entre outros temas. De 1985 a 1989, integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Nascida em Asmara, na Eritreia, mudou-se para a Itália no início da 2ª Guerra Mundial. Em 1948, sua família se transferiu para o Brasil. Em 1952, Marina Colasanti cursou a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. De 1962 a 1973, trabalhou no segundo caderno do Jornal do Brasil como editora, secretária de texto, cronista, colunista e ilustradora. Também editou o suplemento cultural do Jornal dos Sports e integrou a equipe da revista Nova.
Publicitária premiada, nos anos 1970 ela voltou às artes plásticas: ilustrou seu livro Uma ideia toda azul, lançado em 1978, e fez exposições individuais.
JABUTI Marina Colasanti recebeu vários prêmios literários. Conquistou cinco Jabuti (poesia, crônicas e literatura infantil); foi contemplada pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil e Câmara Brasileira do Livro. Recebeu o Grande Prêmio da Crítica concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte e o prêmio de poesia da Biblioteca Nacional.
No âmbito internacional, venceu o Concurso Latinoamericano de Cuentos para Niños, promovido na Costa Rica pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o latino-americano Norma-Fundalectura. Casada com o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, também colunista deste jornal, tem duas filhas."
 

0 comentários:

Postar um comentário