PROGRAMAÇÃO DE JULHO DA BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, que fica na rua Carangola, 288, térreo, no bairro Santo Antônio, oferece uma diversificada programação neste mês de julho. A unidade funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30, e sábados, das 9h30 às 13h.

Confira a programação:

Literatura
Oficina Poemas e poetas - A proposta é ler muitos poemas de um único autor, descobrir seus recursos poéticos e produzir textos ao final. Mediadora: Cinara Araújo, da Fundação Municipal de Cultura. Público: acima de 15 anos. Vagas: 15. Dias: 15, 22 e 29, às 14h.
Oficina Carta para o mundo das fadas - Leitura do livro “O carteiro chegou”, de Allan e Janet Ahlberg, e criação de cartas que serão endereçadas aos personagens dos contos de fadas. Mediadora: Simone Teodoro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 7 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dias: 12 e 19, às 10h30, e 22 e 26, às 14h30.
Oficina Por dentro da prosa - Esta oficina pretende, através de explanações, leituras coletivas e debates, buscar entender a construção de textos literários a partir do ponto de vista do autor. Mediador: Sérgio Fantini, da Fundação Municipal de Cultura. Público: acima de 16 anos. Vagas: 10. Dia 13, às 14h.
Roda de leitura Poema e letra de música - Leitura de poemas e letras de música trazidas pelo público e discussão em torno do processo criativo de poetas e letristas. Mediador: Sérgio Fantini, da Fundação Municipal de Cultura. Público: acima de 16 anos. Vagas: 20. Dia 13, às 10 h.
Oficina Fábrica de monstros - A partir da leitura do livro “Shrek!”, de William Steig, e dos dois “Pequenos manuais de monstros caseiros” de Stanislav Marijanovic, os participantes criarão perfis escritos de monstros de nomes engraçados. Mediadora: Simone Teodoro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 7 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dias 14, às 14h30, e 21 e 28, às 10h30.
Oficina História em quadrinhos - Propõe a criação de uma pequena história em quadrinhos (tirinha). Mediadora: Chantal Herskovic, quadrinista convidada. Público: crianças a partir de 10 anos e adolescentes. Vagas: 20. Dia 12, às 14h.
Oficina Do jeito que o lobo contou - Leitura de contos de fadas tradicionais e de livros de imagem de Maurício Veneza. Após as leituras, haverá um momento de criação literária. Mediadora: Simone Teodoro e Lorraynne Ribeiro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 07 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dia: 15, às 10h30.
Oficina Brincando de livros, brincando de braille - Apresentar, ler e conversar sobre livros que incluem também a escrita em braille para que o contato dos leitores com esse tipo de livro seja mais prazeroso e enriquecedor. Mediadoras: Elizete Lisboa, escritora convidada, e Maria Helena Lisboa (Pitucha), contadora de histórias convidada. Público: a partir de 7 anos. Vagas: 40. Dia 15, às 15h.
Oficina Arte na estante - Conhecer e explorar o acervo da biblioteca, sobretudo os títulos relacionados às narrativas visuais e diversas manifestações artísticas, estimulando sua circulação e empréstimo. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: de 9 a 12 anos. Vagas: 15. Dia 19, às 9h30.
Oficina Entrelinhas - Aborda as linguagens verbal e não verbal e promove a construção de narrativas, tendo a linha como elemento de composição visual. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: de 6 a 10 anos. Vagas: 15. Dias 21, às 14h30, e 29, às 9h30.
Oficina Letras & artes - Alia literatura infantil e história da arte utilizando alguns livros que promovem o diálogo da criança com a artes plásticas. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças de 9 a 12 anos. Vagas: 15. Dias: 22, às 14h30, e 26, às 9h30.
Oficina E se fosse diferente? - Leitura do livro “No escuro, o voo da bruxa”, de Ernani Só, e criação de versões diferentes para a história. Mediadoras: Simone Teodoro e Lorraynne Ribeiro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 7 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dia 29, às 10h30.
Hora do conto - Narração e leitura de textos literários e da tradição oral. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: livre. Vagas: 50. Dia 20, às 10h30 e 14h30.
Ciranda de Histórias - Narração de contos da literatura brasileira e da tradição oral. Narrador: Gustavo Lima Lopes. Público: infantil. Vagas: 50 (agendamento para escolas e professores). Dia: 27, às 14h30.

Extensão Cultural
Era uma vez... no hospital - Leitura e narração de histórias para crianças no setor de pediatria do Hospital Santa Casa de Misericórdia. Mediadoras: Isabel Corrêa e Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura e narradores de histórias voluntários. Dia: 15, às 15h.

Conheça a Biblioteca
Visitas monitoradas - Para conhecimento dos espaços, acervos (literário, informativo e quadrinhos) e atividades da biblioteca. Público: crianças, jovens, estudantes universitários e demais interessados. Vagas: 30 por visita. O agendamento é feito pelo telefone 3277-8658, de terça a sexta, de 9h a 17h.
Mais informações: educativo.bpijbh@pbh.gov.br. Dias de visitação: 12, 19 e 26, terças-feiras, às 14h, 14, 21 e 28, quintas-feiras, às 9h, 15, 22 e 29, sextas-feiras, às 14h.

Serviços
Empréstimo de livros, quadrinhos e acervo disponível para consultas locais com obras informativas e literárias voltadas sobretudo para o público infantil e juvenil. Acesso à internet (Telecentro). Wi-Fi disponível.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, de 9h às 17h30, e sábados, de 9h30 às 13h.


0 comentários:

Postar um comentário