SARAU DE POESIAS...

Dia 17 de junho aconteceu o tão esperado sarau de poesias na Biblioteca Comunitária Livro Aberto. O evento foi realizado dentro da própria biblioteca com a intenção de trazer os pais dos alunos e pessoas da comunidade até a biblioteca, os interessados se cadastraram e tornaram-se usuários.
Foi um mês de preparação, os alunos foram trazidos à biblioteca para escolherem as poesias. A mediadora de leitura, Daniela, juntamente com uma grande equipe de apoio (Ágata, Bárbara, Elis, Aline, Ivanil) ajudaram a selecionar todo o acervo poético da biblioteca. Os alunos leram, conheceram, escolheram os que mais gostaram. Claro que não podia faltar Carlos Drummond, os poemas “Certas Palavras”, “A palavra mágica”, “Distinção” foram escolhidos. Outros autores como Mário Quintana, Arthur Nestrovisk, Nilton Santos, Elias José, Ângela Souza também foram selecionados.
Foi um momento especial onde os alunos puderam conhecer esse gênero tão profundo que é a poesia. A poesia, ou gênero lírico é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice."
Após a escolha das poesias, o professor de teatro Joaquin Ivanil passou a treinar dia a dia com os alunos, ensinando como recitar as poesias com a emoção do poeta, gestos, postura, tom de voz, técnicas que com certeza os alunos aprenderam.
No dia da apresentação, diante do público os alunos deram um show! Declamaram seus poemas com segurança, confiança e grande emoção, tiveram até mães emocionadas, quem não se emociona ao ver seu filho declamando um lindo poema não é?
No final até mesmo o Professor Ivanil entrou na roda, e declamou uma história para o publico que não conseguiu tirar os olhos enquanto ele falava com toda a emoção.
O Sarau cumpriu seu objetivo, mostrou para os leitores e também para os espectadores que é fácil gostar e viajar no mundo das poesias. Mostrou também para os alunos que para participar de um Sarau basta gostar de poesia.

Após as apresentações os convidados puderam conhecer um pouco da rotina da biblioteca, conhecer o acervo e se desejassem se cadastrar. Tudo foi um sucesso! 

A mediadora da Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras, Rita de Cássia, presenciou o Sarau e deixou seu depoimento: “Participei do Sarau de poesia na Biblioteca Comunitária Livro Aberto como convidada e fiquei muito emocionada com a desenvoltura das crianças e adolescentes no evento. Considero que a poesia assim como a leitura é de suma importância na vida desses jovens leitores! Que venham outros saraus como esse! Foi um momento lindo!”


0 comentários:

Postar um comentário