PRESENÇA MARCADA NO LANÇAMENTO DE 1822...

      Representantes da Biblioteca Comunitária Livro Aberto presenciaram uma palestra do autor Laurentino Gomes para o lançamento do tão esperado livro 1822.

    O livro é continuação de 1808, publicado por Laurentino Gomes em 2006, contando sobre a vinda da família real portuguesa. A história de como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

   Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção. Vale a pena conferir esta história.

Já o livro 1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para não resultar. Laurentino Gomes mostra que quem observasse o Brasil em 1822 teria razões de sobra para duvidar de sua viabilidade como país. O novo país nascia falido. Faltavam dinheiro, soldados, navios, armas ou munições para sustentar uma guerra contra os portugueses, que se prenunciava longa e sangrenta.

  Nesta nova obra, o escritor Laurentino Gomes relata como o Brasil de 1822 acabou dando certo por uma notável combinação de sorte, improviso, acasos e também de sabedoria dos homens responsáveis pelas condução dos destinos do novo país naquele momento de grandes sonhos e muitos perigos.

   "O livro é dedicado para todos os professores de História do Brasil, no seu trabalho anônimo de explicar as raízes de um país sem memoria." (L. Gomes)

       Autor atenciosamente autografou os livros para os leitores da Biblioteca Comunitária Livro Aberto. O livro se encontra disponível para seus leitores na versão infanto-juvenil.


(Fonte: Jornal Hoje em Dia, livro 1808 e 1822.)

0 comentários:

Postar um comentário