BIBLIOTECA COMUNITÁRIA TIA CLÔ

 

FIQUE LIGADO!!!

 

Colóquio presta homenagem ao poeta indiano

Rabindranath Tagore

segunda-feira, 23 de maio de 2011, às 7h10


Na próxima sexta-feira, 27, a UFMG realiza o Colóquio internacional sobre Rabindranath Tagore e aspectos da cultura indiana, que contará com a participação dos professores indianos Kunal Chakrabarti e Bharati Ray.
O evento celebra os 150 anos de Tagore, primeiro prêmio Nobel da Ásia – Literatura, 1913. Segundo o professor Carlos Gohn, que coordena o Centro de Estudos sobre a Índia na UFMG, Tagore exerceu grande influência sobre vários escritores brasileiros, entre os quais Cecília Meireles e Abgar Renault, poeta e escritor que foi professor de Língua e Literatura Inglesa na UFMG.
As palestras e mesas-redondas acontecem das 9h às 17h, no auditório 3, da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha. Haverá tradução simultânea e serão concedidos certificados.
Já a programação cultural será realizada no hall da Faculdade de Letras, com exposição de livros de Tagore; e na Praça de Serviços, com a apresentação de dança A praia dos mundos sem fim, de alunos do curso de graduação em Música, às 11h30. O espetáculo é baseado em obra homônima de Abgar Renault, que traduz poema de Tagore para a língua portuguesa.
Com relação aos convidados indianos, Carlos Gohn destaca que a professora Bharati Ray é vice-presidente do Conselho para Relações Culturais da Índia. Ex-integrante do parlamento indiano, é pró-reitora de assuntos acadêmicos e diretora-fundadora do Centro de Pesquisas em Estudos da Mulher da Universidade de Calcutá. Kunal Chakrabarti é professor de história da Índia antiga na Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi, e foi professor visitante em instituições de ensino superior nos Estados Unidos e na Europa.
O evento é promovido em parceria entre o Centro de Estudos sobre a Índia (UFMG), a Embaixada da Índia no Brasil, o Consulado da Índia em Belo Horizonte, a Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale). Mais informações podem ser obtidas no Centro de Extensão da Fale, pelo telefone (31) 3409-6002.

Confira a programação:
9h – Sessão de Abertura
9h15 – Palestra: Lufada de ar e liberdade: Rabindranath Tagore e a representação das mulheres como agentes de mudança na cultura e sociedade – Bharati Ray (ICCR/Índia)
10h30 – Mesa-redonda: A praia dos mundos sem fim: Tagore e a América Latina – Dilip Loundo (UFJF)
Elementos para o estudo da recepção de Tagore no Brasil (período 1923-2011) - Carlos Gohn (UFMG).
11h30 – Espetáculo de dança (Paulo Baeta e alunos da UFMG) – Arena da Praça de Serviços; visita à exibição de livros de Tagore – hall da Faculdade de Letras
14h30 – Mesa-redonda
Um novo olhar sobre a recepção de Tagore na Alemanha – Markus Weininger (UFSC)
Tagore e a Coleção Rubaiyat – Marcus Vinicius de Freitas (UFMG)
Uma reapreciação de The home and the world, de Tagore – Cielo Griselda Festino, (Universidade Paulista/UFMG)
16h15 – Palestra: Rabindranath Tagore e a Índia - Kunal Chakrabarti (JNU/Índia)
17h30 – Encerramento

Um comentário:

  1. Um evento e tanto esse. Existem muitas iniciativas literárias acontecendo... a questão é saber garimpar.

    ResponderExcluir