OFICINA: QUALIDADE DO LIVRO PARA BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS - SEMINÁRIO DE LEITURA

A oficina de "Qualidade do Livro Para Bibliotecas Comunitárias", que aconteceu no 1º Seminário de Disseminação de Leitura Literária do Pólo "Sou de Minas, Uai" foi ministrada pela coordenadora do Projeto da Associação Cultural "Teia de Textos", Profa. Dra. Maria Antonieta Pereira.

A discussão da oficina foi calcada na situação da leitura no Brasil contemporâneo (analfabetismo funcional; preço do livro; sociedade civil/empresa/poder público; Plano Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura (PNLL/MINC); mediadores de leitura). 


Assuntos como esse abrem um leque de discussões, dúvidas e polêmicas. Nessa oficina houve espaço para a contextualização do Brasil leitor, pois se torna impossível discutir qualidade de livro, acervo, sem entender que sociedade é essa que estamos visando, que leitor é esse que pretendo conquistar. Os participantes da oficina conheceram também um pouco sobre as ementas e leis que pretendem incentivar o livro e a leitura, como por exemplo o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), como também as ações do Minc (Ministério da Cultura).
Toda essa contextualização possibilitou que o foco passasse então para a biblioteca comunitária e sua relevância (desejo, protagonismo, cidadania; a importância da literatura na formação do leitor; qualidade do acervo: cânones e demandas sociais; como criar bibliotecas comunitárias).


0 comentários:

Postar um comentário