OFICINA: CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS - SEMINÁRIO DE LEITURA

A parte da tarde do 1º Seminário de Disseminação de Leitura Literária do Pólo "Sou de Minas, Uai", foi dedicada a oficinas, que contaram com a mediação de profissionais com conhecimento técnico e prático das áreas de interesse da temática. Ao todo foram oferecidas quatro oficinas e vamos relatar aqui no blog um pouco do que aconteceu em cada uma delas. A oficina de Contação de Estórias foi um grande sucesso desde o período de inscrições. Como o nosso público alvo foi de educadores, bibliotecários e agentes de leitura em sí, percebemos que este tema demanda bastante interesse desses segmentos, por seu foco dinâmico e a possibilidade de propiciar métodos interessantes para se usar na sala de aula e diversos outros espaços.

Meibe Rodrigues, que é atriz e dramaturga, foi a responsável por essa oficina e realizou um belo trabalho. A satisfação dos participantes era visível e se traduzia na interação com a proposta da oficineira. 


Uma das exigências de Meibe foi um ambiente amplo e sem cadeiras, e isso já nos dava uma prévia do que viria a seguir. A oficina transcorreu em intenso movimento, experimentações, bate papo e brincadeiras que tornaram a teoria mais instigante e de fácil visualização para a hora da execução. Meibe mostrou ao seu público todo o encanto da contação de estórias e as possibilidades de se ensinar, seduzir para o universo literário e a narração. Deixou claro a todos que toda estória é digna de ser contada e que o educador ou aquele que tiver interesse em exercer tais atividades, deve estar sempre atento a seu alvo, à realidade do grupo envolvido e que o improviso é  necessário e saudável para a realização de uma boa contação.


"Participar da oficina de contação de histórias com Meibe Rodrigues foi muito gratificante, pois apreciei um momento riquissimo, acredito que não só eu, mas todos os participantes, onde tivemos o prazer de aprender de forma dinâmica e gostosa.Dentro deste espaço foi possível desfrutar de um conhecimento que faz despertar uma nova visão de cada um.Enfim, gostaria de agradecer a equipe que organiza este fantástico evento e um abraço especial a Meibe que é uma pessoa maravilhosa e talentosa que nos doou um pouco do seu saber."

Iris Katia Cordeiro da Silva 
Educadora Social

0 comentários:

Postar um comentário