1º SEMINARIO DE LEITURA DO POLO "SOU DE MINAS, UAI"

Estamos próximos da realização do 1º Seminário de Disseminação de Leitura Literária do Polo "Sou de Minas, Uai". Esse evento vem com a intenção de reunir educadores, estudantes, comunidade e a quem for de interesse, para um bate papo sobre o livro e a leitura. O evento vem como mais uma etapa do programa "Prazer em Ler" do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, proponente do trabalho em polos de leitura, modelo que se espalha por vários estados brasileiros e que vem fomentando as iniciativas de promoção de leitura literária, calcada no perfil de biblioteca comunitária, tendo como fator primordial a formação de mediadores de leitura. 

O projeto já passou por várias etapas, como apoio na manutenção dos espaços de leitura, dando subsídios para organização e reforma (bibliotecas), ambientação, ampliação de acervo, entre outros fatores. O seminário vem para trazer discussões maiores que irão abranger diversos atores sociais, para auxiliar na identificação de novas parcerias de trabalho, na pesquisa de políticas públicas de incentivo no município de Belo Horizonte, contribuindo para uma incidência política que faça se tornar realidade as propostas do PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura). Outro ponto de fundamental importância é o trabalho em prol do empoderamento das bibliotecas COMUNITÁRIAS, que trazem consigo uma proposta inovadora, onde estas deixam de ser um espaço de silêncio mortal e repressor para se tornar um centro cultural, um local de referência não só para as práticas de leitura, como também para interação e descoberta da própria identidade.

O eixo do seminário será no papel da biblioteca comunitária e sua importância na aquisição de novos leitores, atuação enquanto mediadora e sua função social. Serão oferecidas oficinas que irão se propor a aprofundar em alguns temas pertinentes, como por exemplo a que será ministrada pelo casal Nelson Cruz e Marilda Castanha, nomes importantes do cenário da literatura infanto-juvenil brasileira. Os artistas trabalharão com o tema: "A importância das ilustrações para os livros infanto juvenis". 

 
FIQUEM ligados em nosso blog e twitter ( @soudeminasuai ) e saiba mais sobre as novidades do evento!

0 comentários:

Postar um comentário