NELSON CRUZ E MARILDA CASTANHA

Na última quarta feira, dia 05 de janeiro, tivemos a alegria de receber a visita de dois grandes nomes da literatura infanto-juvenil do nosso país. O casal Nelson Cruz e Marilda Castanha, juntamente com seus dois filhos, vieram a biblioteca "Mundo do Saber". Essa é a segunda vez que o autor e ilustrador visita nossa biblioteca.Conversamos um pouco sobre a proposta do projeto de leitura e da elaboração do Primeiro Seminário de Leitura do Polo Sou de Minas Uai. Os dois já confrmaram seu apoio ao nosso evento e se identificaram tanto com a proposta do seminário, quanto com o rumo da gestão, mediação e promoção de leitura executada nos moldes de biblioteca comunitária. Pudemos também trocar idéias sobre qualidade de acervo e biblioteca de cores, fazendo uma contextualização com a atual situação da questão do livro e da leitura no país.Como não podia deixar de ser, era nítida a satisfação dos filhos dos ilustradores em estar em um ambiente repleto de livros, o que confirma a teoria tão difundida da importãncia do incentivo familiar na formação de pequenos leitores. As crianças passaram a caminhar pela biblioteca, admirando os livros e brincando para ver se encontravam livros de seus pais entre o nosso acervo. 

O contato com pessoas engajadas com a questão do livro e da leitura, nos faz acreditar ainda mais no valor de ações de incentivo. Isso se torna ainda mais rico, quando os próprios produtores de literatura se mostram a disposição de seus leitores e articulam com espaços de leitura. Atitudes como a de Nelson Cruz e Marilda Castanha ajudam no empoderamento das bibliotecas comunitárias, que se dedicam a promoção da leitura por prazer.

Nelson Cruz foi o ganhador do Prêmio Jabuti (2010), na categoria Melhor Livro Infantil , com o livro: "Os Herdeiros do Lobo", além de já ter recebido diversas indicações, como ao conceituado Prêmio Hans Christian Andersen.




Marilda Castanha é formada na escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou, em 1997, do Seminário de Ilustração em Bratislava (Eslováquia).
Em 2008, ao lado de seu marido, o autor e ilustrador Nelson Cruz, lançou a coleção Histórias para contar história, que reúne seus livros Pindorama, terra das palmeiras, considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como a Melhor Ilustração (2000), além de conquistar o Prix Graphique Octogone (França), e Agbalá, um lugar-continente.




3 comentários:

  1. Que oportunidade bacana, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma pessoa sozinho a muito tempo desejo a este casal todas as bençoadas maravilhas de DEUS.

    ResponderExcluir